É importante observar que cada Estado possui uma realidade para a Instrumentação Cirúrgica.

As escolas de São Paulo se uniram em um grupo denominado: Escolas Paulistas de Instrumentação Cirúrgica Reunidas e entraram na justiça para definir o futuro da Instrumentação. Em 2000, receberam resposta da Secretaria da Educação sobre a criação do Curso Técnico, onde o aluno receberá o título através de um Diploma de Habilitação Profissional, além de um curso mais extenso, porém muito mais qualificado.

Não é preciso ter Enfermagem para ser Instrumentador Cirúrgico. Basta realizar um curso adequado que vai prepará-lo para o mercado de trabalho. Se você já é da área da Enfermagem e quer ser Instrumentador também existe um curso adequado para você.

Entenda os cursos de Instrumentação Cirúrgica

CURSO LIVRE: os cursos livres eram, até 2000, a única opção para o aluno entrar no mercado de trabalho. A organização do curso, as disciplinas ministradas e o tempo de duração não dependem de nenhum tipo de regra ou fiscalização, ficando à critério da escola onde é realizado. É um curso básico. Oferece certificado de participação.

Com a necessidade de um profissional mais qualificado e mais informado, essa modalidade de curso, mesmo existindo depois da decisão da Secretaria da Educação, está cada dia mais perdendo espaço para os técnicos.

CURSO TÉCNICO: o curso técnico foi aprovado e publicado no Diário Oficial nº 144, volume 110, em 28/07/2000 e veio revolucionar o ensino da Instrumentação Cirúrgica.

Conforme determinação do Conselho Estadual de Educação, deve possuir 1200hs, além 600hs de estágio prático totalizando 1800hs, o que faz com que sua duração seja de 18 meses.

Após sua conclusão, o aluno recebe um Diploma de Habilitação Profissional em Técnico de Instrumentação Cirúrgica, registrado no CNCT - Cadastro Nacional de Cursos Técnicos, com validade nacional e aceito para o exercício da profissão em muitos outros países.

Desde que foi criado, uma enorme porcentagem de Técnicos de Instrumentação Cirúrgica ocupam as melhores vagas nos hospitais mais conceituados pois saem do curso preparados para enfrentar qualquer desafio.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: não seria justo que o profissional que já cursou enfermagem e quer ser instrumentador, realizasse um curso extenso e com disciplinas em comum. Por esse motivo, na mesma data da aprovação do técnico, ficou decidido que para os profissionais de Enfermagem o curso tem duração total de 360hs, sendo 120hs de estágio prático e 240hs divididas entre as disciplinas de Instrumentação Cirúrgica.

Após a conclusão o aluno recebe um Certificado, podendo dessa forma, realizar as mesmas atividades que o Técnico em Instrumentação Cirúrgica.

CURSO DE RECICLAGEM: destinado ao profissional que já realizou algum tipo de curso, mas que, por qulquer motivo, não conseguiu uma oportunidade para mostrar o seu trabalho. Ou também, por conta do passar de muitos anos, encontra-se desatualizado e precisa relembrar conceitos básicos ou específicos para se colocar novamente no mercado de trabalho atual.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ÁREA ESPECÍFICA: um curso personalizado para cada Instrumentador que deseja ou precisa de conhecimentos mais específicos em uma determinada especialidade, garantindo através de conhecimento e dicas de profissionais atuantes e experientes sua colocação mais sólida em uma equipe ou hospital.

SIMPÓSIOS, EVENTOS E PALESTRAS: Aberto a todos os profissionais e principalmente estudantes da área, oferecem qualificação, atualização e contato com colegas de profissão, engrandecendo o currículo e diferenciando o profissional. O participante recebe certificado.





PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
LIGUE: 5082-3598 OU 5082-3607

ESTAREMOS À DISPOSIÇÃO PARA QUAISQUER OUTROS ESCLARECIMENTOS.
SERÁ UM PRAZER ATENDÊ-LO!